10 Regras de Ouro para Escrever o Seu CV em Inglês

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Se você almeja conseguir um cargo em uma multinacional ou mesmo um emprego em outro país sabe muito bem que o seu currículo atual não é o mais indicado para isso.

Se você tem um curso de inglês já deve ter começado a traduzir o seu currículo e deve estar se deparando com alguns questionamentos que são muito comuns na hora de escrevê-lo. Se não fez um curso ainda isso não o impedirá de escrevê-lo, a internet é um lugar cheio de ferramentas que podem lhe ajudar.

É preciso tomar alguns cuidados essenciais nesse momento – os mesmos cuidados que você deve ter tomado na hora de fazer o seu primeiro currículo e a maioria deles não é assim tão óbvia quanto parece.

Por isso trouxemos para você algumas regras para escrever seu currículo em inglês, e esperamos que tiremos algumas das suas dúvidas e lhe forneçamos dicas que vão fazer a diferença na hora em que uma empresa vir o seu currículo.

 

  1. Google Tradutor e Tradutores Automáticos

 

Um erro muito comum para quem está começando a aprender inglês. Mesmo quem já fez ou faz um curso de línguas recorre aos tradutores automáticos para facilitar o trabalho de fazer um bom em currículo inglês do zero.

Essas ferramentas podem fazer o seu currículo ter erros que irão lhe desclassificar.

Se você não tem muita habilidade com a língua peça alguém que saiba um pouco mais que você para lhe ajudar a escrevê-lo.

Se você tem é hora de pôr esses seus conhecimentos em prática, não acha?

  1. Templates para Currículos

Em diversos sites existem modelos prontos para currículos em inglês que você pode utilizar de acordo com a sua necessidade ou estilo. Há diversos tipos para várias carreiras no site Free Resume Samples por exemplo.

Visite o site, conheça os modelos, escolha o que melhor se adapta ao cargo que pretende.

  1. Orações em Ordem Direta

Quando escrevemos em inglês é importante que mantenhamos as orações em ordem direta, ou seja, mantenha a estrutura sujeito + verbo + sujeito, por exemplo “I worked for Starbucks from 2010 to 2013” onde “I” é o sujeito, “worked” é o verbo e “from 2010 to 2013” é o complemento.

Não tenha receio de acharem o seu texto pouco trabalhado ou amador, já que em língua inglesa a inversão sintática, que é tão comum na língua portuguesa, não é usual do inglês.

  1. Informações Precisas

Ao invés de florear as frases cheias de “encheção de linguiça”, foque em ser o mais objetivo possível – as empresas perceberão isso (da mesma maneira que em português). Na hora de escrever seu currículo em inglês, quanto mais específico e direto melhor.

  1. Atenção à Ortografia

Erros de ortografia podem demonstrar desleixo ou falta de atenção na hora da composição do seu currículo, por isso todo cuidado é pouco. Se você não tiver certeza absoluta da ortografia da palavra que pretende usar o melhor a se fazer é ter calma, paciência e pesquisar a palavra num dicionário.

  1. Vírgulas e Pontos – Números Decimais

Algo que as pessoas precisam atentar, principalmente na hora de escrever números é que os pontos em português se transformam em vírgulas no inglês e vírgulas se transformam em pontos em inglês.

  1. Gramática

As pessoas geralmente têm problemas na hora de usar o Simple Past e o Perfect Present. Lembre-se: Simple Past para atividades concluídas e o Perfect Present para cargos atuais.

  1. Seja Honesto

Apesar de a maioria das pessoas se utilizarem bastante da frase “inglês fluente” é importante saber que em algum momento da sua entrevista essa “fluência” vai ser posta a prova, por isso, se você ainda não possui um domínio absoluto do inglês mas quer mostrar que sabe, diga-o, mas sem exageros!

  1. Business English

Aprenda sobre o inglês da sua área de atuação, pesquise jargões, frases ou mesmo termos mais técnicos que estão presentes dentro da profissão a qual você está se candidatando.

  1. Expressões Comuns

Utilize alguns verbos e palavras que são de uso comum (e suas variáveis) na língua inglesa na hora de compor o seu currículo, a seguir seguem alguns exemplos:

Melhorar, implementar, gerar, organizar: use improve, implement, generate, organize etc.

Ajudar: help.

Realizar: carry out ou ainda perform.

Criar: Organize, develop, put together, carry out (a plan) etc.

(Ser) responsável (por): responsible (for) ou to be in charge of”.

Cargo: position.

Realização: achievement, accomplishment.

(Ter) Conhecimento (de) (no caso de cursos ou técnicas): knowledge of, working knowledge of.

Conhecimento de informática: computer skills (skills está ligado à habilidade de fazer algo).

Estágio: internship.

E então, curtiu as nossas dicas? Deixe aí nos comentários, marque seus amigos e fique ligado para as nossas próximas dicas.

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