Mercado de Trabalho

Tendências no Brasil | Mercado de Trabalho 2019

 

Para apoiar o desenvolvimento empresarial e também contribuir para o desenvolvimento do crescimento de um país, a formação desempenha um papel fundamental e deve adaptar-se a uma série de restrições e objetivos.

A formação profissional é importante porque as mutações do mercado de trabalho representam um grande desafio para o sistema de ensino, obrigados a fornecer as habilidades necessárias para conduzir o emprego e crescimento a curto e médio prazo para a economia

Homem Trabalhando No ComputadorEvolução do Mercado de Trabalho

Em primeiro lugar, no que diz respeito às carreiras dos indivíduos, o nível do diploma adquirido em educação continuada ainda desempenha um duplo papel no acesso ao emprego:

É um importante fator de seleção;
Ele participa da determinação do nível de qualificação de empregos na grade de classificação.

Mas a obtenção de um diploma não leva automaticamente a um emprego e à remuneração correspondente. De fato, o desenvolvimento de carreiras é feito por uma mudança de posição e antiguidade. Depende também das habilidades adquiridas durante as diferentes experiências profissionais.

Nota: é necessário ter em conta os diferentes espaços de mobilidade em que a empregabilidade pode ser construída, para determinar a responsabilidade dos diferentes intervenientes através da passagem do contrato e da trajetória profissional do empregado.

Ligada ao contrato de emprego, e como consequência do desempenho de boa fé do contrato de emprego, a formação de adaptação parece entender-se efectivamente de qualquer formação relacionada com o emprego contratual, entendido como o cargo ou a categoria de emprego.

Esta qualificação contratual pode ser formulada em termos gerais. Este último pode mudar durante a carreira do empregado no caso de uma mudança no contrato de trabalho . No ambiente atual de rapidamente mudar de emprego e organizações, ou empregos são definidos mais livremente, a não ser em referência a posições em funções ou níveis de emprego, o dever de acomodar pode muito bem ter uma porta muito maior do que antes: ela deve permitir a evolução conjunta de homens e organizações, adaptando as habilidades a essa evolução. Além disso, o dever de se adaptar não requer necessariamente treinamento.

Um desafio: a qualidade da oferta de formação profissional

A questão da qualidade da oferta de formação profissional contínua é uma parte inseparável das reformas atualmente implementadas, visando, em geral, uma maior personalização dos esquemas de treinamento de ativos.

Melhorar a qualidade e a informação da oferta de formação é uma necessidade no contexto da criação da conta de formação pessoal.

Nota: é uma aposta real para as empresas e as autoridades públicas para que possam construir sua estratégia de treinamento.

No mercado da formação contínua , atualmente faltam informações sobre a qualidade da formação dos prestadores. De fato, várias pesquisas mostraram os baixos retornos do treinamento, mas também uma heterogeneidade de acordo com o público e o tipo de treinamento fornecido.

Atenção: Existe uma lacuna na regulação do mercado para provedores de treinamento em termos de qualidade.

Sistemas que já estão em vigor são geralmente considerados improváveis ​​de regular efetivamente o mercado para provedores de treinamento para garantir a qualidade. No entanto, existem muitas ferramentas para promover a informação que a qualidade dos fornecedores.

A questão da qualidade é essencial no contexto do mercado para os prestadores de formação e, de um modo mais geral, para a formação.

Tendências Atuais No Mercado De Trabalho

Trabalho, como sabemos, está passando por uma grande mudança. A dinâmica do mercado de trabalho mudou drasticamente e está ficando cada vez mais fácil ficar para trás. É como se houvesse aumento do desemprego e, ao mesmo tempo, algumas vagas de emprego estão disponíveis por longos períodos, devido à falta de talento especializado.

O nível de habilidade que costumava ser suficiente para navegar no mercado de trabalho no passado tornou-se inadequado para as exigências atuais! Além disso, questões socioculturais surgidas todos os dias em áreas de inclusão e representação tornaram o processo de recrutamento um pouco mais complexo.

Populações Envelhecidas

A maioria dos países desenvolvidos está testemunhando uma queda progressiva em sua população ativa. Prevê-se que a Alemanha, os EUA e o Japão tenham uma força de trabalho relativamente reduzida nos próximos 15 anos. Isto é devido ao rápido envelhecimento da população.

Isso pode representar um problema de recrutamento no futuro. No entanto, as possibilidades de trabalho remoto tornaram mais fácil ter funcionários de diferentes partes do mundo. Um grande número de jovens talentosos, principalmente de países em desenvolvimento, foi contratado através deste processo! Atualmente, a migração está sendo incentivada em alguns países desenvolvidos para apoiar sua força de trabalho.

Mais oportunidades, menos habilidades

Os candidatos a emprego agora têm muitas oportunidades diferentes de trabalho, já que o mercado de trabalho se tornou mais voltado para talentos. Hoje em dia, é mais sobre as habilidades que uma pessoa tem antes de quaisquer outras qualidades.

Embora existam várias oportunidades, as habilidades e o talento exigido dos candidatos a emprego nos dias de hoje são muito menores. Com os avanços tecnológicos da quarta revolução industrial e inovações como a automação robótica, a Internet das coisas e a Inteligência Artificial, as habilidades necessárias são muito poucas, embora as aberturas sejam numerosas.

Indústria 4.0

A quarta revolução industrial acabará por eliminar muitos empregos que conhecemos hoje. A maioria dos empregos está sendo cada vez mais informatizada. Nem tudo é má notícia, porque essa mudança também pode ser descrita como o início de um período de domínio para outra indústria.

Como exemplo, há uma redução drástica nas vendas de lojas de discos. Espera-se que esses números caiam ainda mais nos próximos anos. No entanto, está sendo substituído por serviços de streaming.

O que isso significa essencialmente é: a demanda do consumidor não está diminuindo; é o método de fornecimento que está mudando. No exemplo da música, o número de funcionários das lojas de discos cairá, mas há um aumento correspondente nas pessoas que trabalham para as empresas de streaming.

1
Olá, estamos online...
Powered by